REDUÇÃO DE CUSTO


Projeto Eficiência
Energética


Definição do Projeto
O projeto de eficiência energética é definido por ações em uma determinada operação, visando principalmente a redução de custos com consumo de insumos energéticos e hídricos, apresentando sugestões de viabilidade técnico-econômica de implantação, incluindo as especificações técnicas, equipamentos, materiais, serviços e as implantações propriamente ditas, além do gerenciamento do projeto e a gestão dos resultados após o término das intervenções. De maneira resumida, é um conjunto de medidas bem definidas que, quando implantadas, irão levar a uma redução, previamente determinada, dos custos de consumo de água e/ou energia de uma empresa ou empreendimento, mantendo-se os níveis de produção e da qualidade.


Sistema de
Reuso


NBR 15527
A reutilização ou o reuso de água ou o uso de águas residuárias é uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou eficiente da água, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de efluentes e do consumo de água. Aassim, grandes volumes de água potável podem ser poupados pelo reuso para atendimento das finalidades que podem prescindir desse recurso dentro dos padrões de potabilidade.


Energia Solar
Fotovoltaica


Como funciona
A energia solar fotovoltaica ocorre quando partículas de luz solar (fótons) que colidem com os átomos de silício presentes no painel solar, gerando assim um deslocamento dos elétrons, que irá criar uma corrente elétrica contínua, também chamada de energia solar fotovoltaica.

Funcionamento do sistema de energia solar fotovoltaico
A energia solar fotovoltaica é baseado na utilização de painéis solares que captam a luz e geram energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico e essa eletricidade é convertida pelo inversor solar, de corrente contínua para alternada, e, então, a energia é distribuída. Ela pode funcionar de 3 formas diferentes:

Sistema de energia solar conectado à rede (on-grid): O sistema on-grid atua com a inserção de energia diretamente na rede elétrica, enquanto há presença de luz solar no imóvel.
Sistema fotovoltaico isolado ou autônomo (off-grid): O sistema off-grid funciona por meio de um banco de armazenamento que conta com baterias que não estão ligadas a uma rede elétrica, com o diferencial de manter o seu funcionamento em períodos noturnos ou chuvosos, momentos em que há baixa ou nenhuma luminosidade.
Sistema de energia solar híbrido: E o sistema híbrido tem sua operação de modo simultâneo, entre on-grid e off-grid, fazendo com que seu trabalho ocorra conectado à rede, enquanto o banco de baterias está carregando, e vice-versa.